GEM EUA 2022-2023

Taxas totais de Atividade Empreendedora nos EUA atingiram máximos históricos em 2022.

O Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022-2023 apresenta resultados da atividade empreendedora de 51 países de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos da América e que nesta edição 22/23 não inclui Portugal, por motivos de falta de financiamento a este estudo no nosso país. De referir que Portugal esteve presente pela última vez no GEM 2019-2020 e apresentou melhores resultados da atividade empreendedora que na edição anterior.
O GEM é um Barômetro do Empreendedorismo. Iniciado em 1999, o programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) (https://www.gemconsortium.org/) é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora em vários países. O programa de pesquisa é baseado numa avaliação harmonizada da atividade empresarial nacional para todos os países participantes. Envolve a exploração do papel do Empreendedorismo no crescimento econômico nacional. o GEM foi iniciado pelo Babson Colege (EUA) e pela London Business SChool (Reino Unido).
Em termos globais e gerais o GEM 22/23 apresenta resultados pós-pandemia Covid-19. A pandemia global teve um efeito misto no Empreendedorismo em todo o mundo, de acordo com o Relatório Global GEM 22/23: Adaptação a um “Novo Normal”. Com base em entrevistas com mais de 175.000 indivíduos e especialistas de 51 economias, o relatório monitorizou a percentagem de adultos que estão a iniciar ou a gerir um novo negócio (referido como Atividade Empreendedora Total em Fase Inicial ou TEA). Os países experimentaram impactos variáveis da pandemia. Entre as 38 economias que participaram na investigação GEM tanto em 2019 (antes da pandemia) como em 2022, houve 12 que tiveram um nível substancialmente mais elevado de TEA em 2022 em comparação com a pré-pandemia, e 16 nas quais os níveis de TEA caíram drasticamente. Entretanto, em 10 dessas economias, houve mudanças mínimas. Todas as regiões e níveis de renda estão representados em cada grupo.
Focando nos Estados Unidos da América, o GEM 22/23 apresenta números excelentes e faz uma revisão da atividade empreendedora em 2022, numa das maiors economias mundias. Os Estados Unidos têm a reputação de ser um centro de Empreendedorismo, talvez justificado por anos de taxas consistentemente altas de adultos iniciando ou administrando novos negócios, especialmente para uma economia de Nível A. Desde 2018, apesar da pandemia (ou talvez por causa dela), o nível de TEA ultrapassou 15%, atingindo mais de 19% em 2022. Enquanto isso, o Empreendedorismo a disparidade de género (TEA masculino-TEA feminino) tem vindo a diminuir, de seis pontos percentuais em 2017 para apenas dois em 2022.
O último relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022-2023 EUA publicado pelo Babson College mostra que as taxas totais de atividade empreendedora no país atingiram máximos históricos em 2022. As taxas aumentaram 18% para as mulheres e 20% para os homens. O relatório anual dos EUA monitoriza as taxas de empreendedorismo, características, atitudes e autopercepções sobre a abertura de empresas, em todos os géneros, raça/etnia e faixas etárias. A pesquisa visa educar e informar continuamente os formuladores de políticas, profissionais e outros públicos que estão a ajudar a moldar o futuro do mundo dos negócios. O relatório GEM deste ano, que entrevistou mais de 2.000 adultos norte-americanos no verão de 2022, mostra que os jovens empreendedores impulsionaram o aumento dos números do Empreendedorismo nos EUA.
(25-01-2024)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VEJA OS RELATÓRIOS GEM 2022/2023.
GEM EUA:
https://www.babson.edu/media/babson/assets/blank-center-for-entrepreneurial-leadership/BRNDREP4-2795-GEM-2023-FINAL-pages.pdf
GEM GLOBAL:
https://gemconsortium.org/report/20222023-global-entrepreneurship-monitor-global-report-adapting-to-a-new-normal-2
 

Partilhe este artigo


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × quatro =