O BUSINESS MODEL CANVAS

A ferramenta e modelo de gestão Business Model Canvas (BMC) é um mapa visual de uma página, que permite visualizar, descrever, discutir, comunicar e gerir um modelo de negócio novo ou já existente. O BMC permite projetar e testar um modelo de negócio e é utilizado para inovar ou simplesmente criar um negócio.

O BMC é talvez a mais importante ferramenta para fazer Empreendedorismo e foi uma inovação de Alexander Osterwalder, um empreendedor, consultor e estudioso de Gestão suíço, apresentada em 2010 num livro com o título – “Business Model Generation”, em coautoria com o seu professor Yves Pigneur, que orientou a sua tese de doutoramento em 2004 chamada “Business Model Ontology - A Proposition in a Design Science Approach”, em português, "A Ontologia do Modelo de Negócios - uma Proposição numa Abordagem da Ciência do Design"; no doutoramento em Sistemas da Informação de Gestão. A sua tese foi sobre a ontologia de modelos de negócio e lançou as bases científicas para a ferramenta BMC, modelo de gestão estratégica, que é hoje utilizada por milhões de gestores e empreendedores.
   
 
“Ontologia é o ramo da filosofia que estuda conceitos como existência, ser, devir e realidade. Inclui as questões de como as entidades são agrupadas em categorias básicas e quais dessas entidades existem no nível mais fundamental.” Osterwalder estudou os conceitos, as categorias e as consequentes variáveis dos negócios e categorizou-as e agrupou-as num modelo com a devida importância e formas de relação entre elas, para uma ferramenta de gestão que permitisse obter um resultado a partir de indicadores de gestão e de alinhamento entre eles, para desenhar um negócio; mais, desenvolver um modelo de negócio, que tem potencial para permitir almejar à inovação.
Assim, o BMC pretende mapear os principais atores, atividades e recursos de um negócio ou produto, a proposta de valor apresentada pelo produto, serviço ou negócio, o relacionamento com clientes, canais envolvidos e questões financeiras. O BMC fornece uma visão geral que ajuda a identificar requisitos para entrega do produto ou serviço.
Os nove blocos de construção do modelo de negócios BMC formam a base de uma ferramenta muito útil, que se assemelha a um quadro de um pintor.  Este modelo ajuda a criar valor para o negócio.
 
 
“O Business Model Canvas pode ser traduzido para português como “Quadro de Modelo de Negócio” e é para muitos a ferramenta mais importante no Empreendedorismo. É uma ferramenta de gestão estratégica de uma só página onde se pode esboçar, criar e explorar um novo modelo de negócio.”
Num projeto de Empreendedorismo/Inovação e na metodologia “Lean Startup” (de Eric Ries), esta ferramenta funciona na Fase da Ideia e no processo de “Product – Market – Fit”, como um conjunto de hipóteses a serem validadas; e é inicialmente o “produto”, pois nesta fase ainda não existe sequer um protótipo ou MVP. É constituída por 9 blocos que correspondem às atividades da empresa ou aos componentes do negócio.
O Quê?:
1 – Proposta de Valor (O que fazemos?);
Para Quem?:
2 – Segmentos de Clientes (Quem ajudamos?);
3 – Canais (Como os alcançamos?);
4 – Relacionamento com Clientes (Como interagimos?) (Conquistar / Manter / Crescer);
Como?:
6 – Recursos Principais (O que precisamos?);
7 – Parcerias-Chave (Quem nos ajuda?);
8 – Atividades-Chave (Como o fazemos?);
Quanto?:
5 – Fontes de Receita (Quanto é que vamos faturar?);
9 – Estrutura de Custo (Quanto custará?).
 
E se? – E se o meu produto, serviço ou negócio desafiar convenções pré-estabelecidas e o Status Quo? E se eu criar novos pressupostos e assim desenhar e criar um novo produto, mas principalmente um novo modelo de negócio? Um produto de qualidade ou inovador ou a sua proposta de valor alinhada com o que os clientes desejam é um pré-requisito para a existência de um negócio, mas, obter uma vantagem competitiva apenas com uma proposta de grande valor é cada vez mais difícil, e isso apenas lhe dá o direito de competir, a estar no mercado, mas um modelo de negócio inovador e validado vai conduzir ao sucesso, sempre com a ajuda do Marketing.
Escrever um plano de negócio tem a ver com planeamento, gestão e visão. Com o BMC e com um modelo mais visual e resumido poderemos facilmente desenhar e ver o alinhamento organizacional, ou seja, alinhamento entre estratégia e organização e até desenvolver ou melhorar o desenho dos processos de negócios devido a uma melhor compreensão do modelo de negócios proposto ou em prática na empresa ou startup. O alinhamento estratégico é importante e por isso ter capturado, compreendido e descrito um modelo de negócios facilita a definição dos indicadores a seguir no sistema de informação para monitorizar a estratégia do negócio.
Pode esboçar um modelo de negócio ou criar um novo modelo de negócio, e a isso chamamos Business Model Generation (Inovação em Modelos de Negócios), mas pode utilizar um dos 55 padrões de modelos de negócio para apresentar uma hipótese de produto ou serviço num BMC, com a respetiva proposta de valor, ou testar o seu modelo de negócio atual.
Adaptando e parafraseando uma citação que está na capa do livro de Osterwalder e Pigneur poderemos dizer que, a utilização de um BMC, conjugada com um modelo de negócio inovador, permitirá “ser um visionário, inovador e revolucionário, que se esforça para desafiar os modelos de negócios ultrapassados e projetar os empreendimentos do amanhã”.
O Business Model Canvas é o garante do alinhamento do negócio com os clientes ou utilizadores ou potenciais clientes ou utilizadores e no final o lucro é fundamental e é calculado pela subtração do total dos custos pelo total de receitas. Se for uma startup é também importante a escalabilidade como crescimento ou e modelo de negócio.
Vítor Freitas | 19/04/2024
  BMC Editável
Business Model Canvas
________________________________
"The Business Model Ontology: A proposition in a Design Science Approach" - Alexander Osterwlader. 
"Lean Startup" – Eric RIES.
Strategyzer.
"Caderno do Empreendedor" - EIBIZION.
Wikipédia.

Partilhe este artigo


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

oito + 7 =