O CADERNO DO EMPREENDEDOR E A EIBIZION NA UNIVERSIDADE DO ALGARVE COM A TEMÁTICA DO EMPREENDEDORISMO / INOVAÇÃO

O Projeto Caderno do Empreendedor e a EiBizion estiveram presentes na passada semana na Universidade do Algarve, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, dia 03 de outubro no Campus da Penha, em Faro, em três ações onde os temas centrais foram o Empreendedorismo e a Inovação.

Os alunos da Licenciatura em Turismo, da turma do 1º ano, UC Gestão e Empreendedorismo receberam Vítor Freitas, um dos autores do “Caderno do Empreendedor, que fez uma apresentação com o título – “Empreendedorismo e Inovação: o Caderno do Empreendedor, Ferramentas do Empreendedorismo e Inovação”.
Já os alunos da Licenciatura em Gestão, das duas turmas do 3º ano, UC de Análise de Investimentos tiveram uma apresentação em cada turma, com um conceito de masterclasse/workshop subordinada ao tema – “Empreendedorismo e Inovação: Ideação e as Ferramentas do Empreendedor”.
Nestas três ações foram abordados vários pontos relacionados com Empreendedorismo e Inovação: Diferença entre Empreendedorismo e Inovação, Fases, Metodologias e Processos, Pontos de Partida para o Empreendedorismo, Motivações dos Empreendedores, Alguns Números do Empreendedorismo, o Lean Startup e o Design Thinking (Metodologia, Processo, Abordagens e as Fases do Empreendedorismo), Ferramentas e Meios de um Projeto de Empreendedorismo, o “Caderno do Empreendedor”, o Kick Off de um projeto, o Feedback Loop, a Criatividade e o Brainwriting  (fazer um Brainwriting),  o Business Model Canvas (como preencher o BMC, o BMC da UBER), o Teste da Ideia e a Iteração / Validação de um projeto de Empreendedorismo/Inovação (ferramentas, meios e como fazer).
Um agradecimento à Universidade do Algarve e à Dra. Salomé D´Horta e aos Professores Ana Cristina Pego e Carlos Monteiro.
Cada vez mais o futuro ou sobrevivência das empresas e da economia passa por basear o negócio em gestão, processos, projetos, metodologias, conhecimento, ou seja, ciência. Ser empreendedor é hoje uma profissão e os empreendedores mais qualificados e com maior literacia saem das universidades e têm maior probabilidade de sucesso e a Inovação (de novos produtos/serviços, novos processos, novos modelos organizacionais e de marketing, novos modelos de negócio dependem da inovação do seu modelo de negócio, ou seja, do chamado - Business Model Generation. O Intraempreendedorismo deve ser característica ou um mindset dos recursos humanos das empresas, ou seja, RH´s com atitude empreendedora e skills de empreendedores. A Inovação Aberta pode ser um tipo de inovação e uma gestão da inovação eficaz com a utilização das estratégias: Inbound, Colaboração com universidades, Co-criação com steackholders ou clientes.
(EIBIZION, 09/09/2024)
             

Partilhe este artigo


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × 2 =