“APRENDER A COLABORAR”
Artigo de Opinião de Ricardo Paes Mamede no Jornal "Público" sobre Colaboração.
O artigo de Ricardo Paes Mamede fala de Colaboração, de Transferência de Conhecimento, que é Inovação Aberta.
"Inovação aberta (IA) tem a ver com ideias e recurso externos, interiorização e externalização de conhecimento, o uso e absorção de conhecimento externo e tecnologia externa de outras organizações, para o sucesso na inovação."
"A inovação é vital para garantir a sobrevivência de empresas, indústrias e para fomentar o crescimento das economias. e os ecossistemas dos países (Tidd & Bessant, 2009; Haneda & Ito, 2018). Tidd & Bessant (2009) usam a expressão ‘inovação importa’ para referir a importância da inovação ao sucesso, vantagem competitiva, rentabilidade e sustentabilidade das empresas."
"Dentro dos estudos de inovação, Open Innovation (OI) é um paradigma estratégico que sustenta que as organizações podem e devem usar ideias e recursos internos e externos, bem como caminhos internos e externos para o mercado, para alcançar competitividade, sustentabilidade, crescimento e sucesso comercial." (Chesbrough, 2003)
A Inovação Aberta diferencia-se da Inovação Fechada, ou seja, dentro das empresas, sem recurso a meios ou ajuda externa e tem na Colaboração uma estratégia bidirecional (estratégia acopolada) de transferência de conhecimento, em que duas partes colaboram para um resultado de Inovação.
Segundo o artigo de Ricardo Paes Mamede, as empresas são, de facto, o lugar onde se articulam recursos e competências para criar valor de mercado. Mais: no sistema capitalista, são um motor essencial de inovação. A luta pela sobrevivência obriga-as a desenvolver novos produtos e modelos de negócio, a adoptar novos métodos de produção, a experimentar novas formas de organização e a procurar novos mercados. Este potencial transformador da competição entre empresas foi enfatizado tanto nas análises do revolucionário Marx como nas do conservador Schumpeter.
Leia o artigo do Jornal "Público":
https://www.publico.pt/2023/02/20/economia/opiniao/aprender-colaborar-2039540
(20-02-2022)