O MITO DO JOVEM EMPREENDEDOR

Sabe qual a idade média de um empreendedor? E a idade média de um empreendedor de sucesso? Há o mito do jovem empreendedor, ou seja, que os empreendedores são geralmente jovens adultos ou adultos na casa dos 30 anos.

Há 580 milhões de empreendedores em todo o mundo, sendo que 252 milhões são do sexo feminino (43 %); números estes de dezembro de 2023, avançados pela Demand Sage, empresa de dados de Boston.
Os EUA lideram no número de empreendedores, onde foram contabilizados 31 milhões, num país onde em média são necessários somente 6 dias para iniciar um pequeno negócio.
Relativamente à idade dos empreendedores há o mito ou crença que os empreendedores de sucesso são normalmente jovens, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, que tinham idade na casa dos vinte anos quando lançaram as suas empresas, mas a realidade e os dados indicam que a idade média dos empreendedores quando fundaram as suas empresas é de 42 anos, segundo uma pesquisa de Madeline Garfinkle, publicada na Entrepreneur e na Harvard Business Review em 2023 e que usou um conjuntos de dados administrativos confidenciais do U.S. Census Bureau. Um estudo mais antigo, datado de 2018, de uma equipa da Harvard Business Review (Azoulay, Jones, Kim, Miranda), refere os 45 anos como a idade média dos fundadores de startups de sucesso, ou seja, stratups com maior valor de crescimento.
Investigadores do Rensselaer Polytechnic Institute, instituição de ensino superior norte-americana localizada em Troy, no estado de Nova Iorque, descobriram em 2020 que os negócios iniciados por pessoas na casa dos 50 anos têm mais sucesso, o que é confirmado por uma outra pesquisa mais recente, desta vez no Brasil, que revela também que os empreendedores com mais de 50 anos têm maiores hipóteses de sucesso (Pioneiro Economia, 2022).
As razões para um empreendedor de sucesso ser um indivíduo mais velho prendem-se com o facto do mesmo ter adquirido mais hard skills e ter mais experiência que um jovem empreendedor e também com a questão económica, isto é, disponibilidade financeira para investir no início do negócio. Prova disso são: Steve Jobs e a Apple, que introduziram a inovação mais lucrativa da empresa, o iPhone, quando Jobs tinha 52 anos e Jeff Bezos e a Amazon, que foram muito além da venda de livros online, e a sua taxa de crescimento do valor de mercado da Amazon foi mais alta quando Bezos tinha 45 anos.
Há, no entanto, grande variação da média de idades dos empreendedores, em função dos setores; nas startups de software a idade média é de 40 anos e não é incomum jovens fundadores na casa dos 20 ou 30 anos, revela um estudo de Hervé Lebret, de 2021.
Em Portugal o Empreendedorismo e a atividade empreendedora tem subido e segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em Portugal, em 2019, a faixa etária que registou a maior taxa TEA - Atividade Empreendedora Early-Stage Total, “que mede a proporção de indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos que estão envolvidos na criação e gestão de negócios, foi a compreendida entre os 25 e os 34 anos, com 18,7% da população adulta nessa faixa etária envolvida em atividades empreendedoras. É igualmente de ressalvar a subida acentuada que se verificou na taxa TEA na faixa etária que engloba as idades entre os 18 e os 24 anos, com 16,7% em comparação com o ano de 2016.”
As motivações de todos os tipos de empreendedores são: fazer a diferença no mundo, aumentar a riqueza/rendimento, continuar a tradição familiar, desejo de criar um negócio próprio ou criar emprego próprio devido à escassez de emprego, a independência pessoal e profissional, realização pessoal a dar vida a uma ideia, colocar inovações em prática, criar empregos para terceiros, perseguir objetivos sociais e/ou ambientais e apoiar a sua região e/ou país. Mas, no caso dos empreendedores jovens, entre os 15 e os 30 anos de idade, a razão principal e “mais citada para prosseguirem o empreendedorismo “é seguir uma paixão. Quase metade dos jovens na UE (46%) relataram em 2022 que estavam interessados no empreendedorismo como forma de prosseguir as suas paixões e interesses” (The Missing Entrepreneurs 2023, OECD/UE).
Há diferenças entre Empreendedorismo e Inovação. Empreendedorismo não pressupõe Inovação, pois uma empresa ou negócio criado não tem obrigatoriamente de ser inovador; mas Inovação pressupõe sempre Empreendedorismo, pois uma inovação de produto/serviço/negócio, processo, organização ou marketing são algo novo, que gera valor económico e vão para o mercado. Na atual conjuntura económica, a interligação entre Empreendedorismo e Inovação assume especial importância, na medida em que as iniciativas de negócio alicerçadas na Inovação se revelam cada vez mais decisivas para o crescimento económico.
Os empreendedores jovens têm como dificuldades: os problemas ligados à vertente financeira, a falta de informação, a falta de formação específica na área empresarial e de gestão, a falta de aconselhamento e o apoio especializado.
Quando se fala de Empreendedorismo e de empreendedores, além das motivações e das dificuldades, a formação superior é um fator importante, tal como as condições profissionais e pessoais, que são um fator crítico de sucesso.
O Empreendedorismo está hoje intimamente ligado ao crescimento económico e tem impacto na economia de cada país, não só na criação de emprego, de novas empresas e gerar riqueza, mas também na inovação, que é estratégica para empresas, setores e nações. A inovação é vital para garantir a sobrevivência das empresas, das indústrias e dos ecossistemas das economias e dos países (Haneda & Ito, 2018; Tidd & Bessant, 2009). Tidd & Bessant (2009) utilizam a expressão ‘a inovação importa’, para referir a sua importância para o sucesso, vantagem competitiva, rentabilidade e sustentabilidade das empresas.
(Vítor Freitas | 19-02-24)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LINKS:
https://www.gemconsortium.org/report/gem-portugal-2019
https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/230efc78-en.pdf?expires=1708335779&id=id&accname=guest&checksum=9BFF4DD73388E94F733BE9A421375F25

Partilhe este artigo


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − 8 =